VOCÊ SABIA



Confira algumas notícias e curiosidades sobre a área prevencionista.


100 mil trabalhadores foram salvos pelas ações prevencionistas no Brasil

As estatísticas ligadas à Saúde e Segurança do Trabalho revelam sempre os maus resultados da ação prevencionista. Lá estão estampados os acidentes, doenças, mutilações e mortes provocadas no trabalho. Mas como se pode medir o resultado da ação dos milhares de profissionais de SST e das empresas que cada vez mais investem na prevenção. A Revista Proteção fez uma projeção baseada nos índices existentes no Brasil na década de 70 e chegou à conclusão que de 1980 até 2008 teriam sido evitadas 100 mil mortes nas empresas.

O levantamento desenvolvido pelo jornalista Alexandre Gusmão usou a mortalidade em acidentes de trabalho entre 1970 e 1979 - cerca de 29 mortes para cada 100 mil trabalhadores - e aplicou ao total de trabalhadores com carteira assinada a partir da década de 80. Os números são surpreendentes. “Neste período – revela ele - tivemos 147.510 mortes registradas, mas a projeção com base nos índices da década de 70 nos levaria a ter 248.373 mortes no trabalho. Podemos dizer que o trabalho prevencionista brasileiro já economizou a vida de 100.863 trabalhadores.”

Gusmão também projeta os números com base nos acidentes, embora reconheça que a subnotificação nestes casos pode comprometer a projeção. “Entre 1970 e 2008 tivemos 35,9 milhões de acidentes registrados. Se levássemos em conta a realidade da década de 70 teríamos tido 108,5 milhões de acidentes, 72,6 milhões de acidentes a mais do que tivemos na realidade.” Estes resultados são muito positivos e podem ser melhorados se o esforço em prol da qualidade dos ambientes de trabalho continuarem sendo uma tendência dentro das empresas e os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho tiverem mais espaço para as suas ações.

PÁGINA INICIAL

CAMPANHA

QUEM PODE USAR O SELO
COMO USAR O SELO
SOLICITE MATERIAIS
VOCÊ SABIA
HISTÓRIAS DE VIDA
APOIADORES DA CAMPANHA
QUERO APOIAR
RECEBA INFORMAÇÕES
DEPOIMENTOS
QUERO DAR MEU DEPOIMENTO
NOTÍCIAS
   
Proteção Publicações e Eventos - Fone/Fax: (51)2131-0400 - web@protecao.com.br